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20/02/2018

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Como se recompor dos exageros das festas de fim de ano

 

Manter uma alimentação equilibrada ao longo do ano causará um menor impacto negativo nesse período de festas.

 

 

Fim de ano é época de festas, muitos encontros com amigos, família e, claro, da celebração do Natal e Réveillon diante de uma mesa farta. O problema é que no dia seguinte muitas pessoas se arrependem dos excessos gastronômicos cometidos durante o encontro com a família, e se perguntam: o que fazer para reverter o exagero?

 

De acordo com Paula Hertel, nutricionista, fazer jejum, tomar suco detox, só se alimentar de sopa, ou outros radicalismos não são bem-vindos. "O recomendado é retomar a alimentação normalmente, já que uma única refeição não é capaz de trazer tantos prejuízos à saúde e à composição corporal", explica.

 

A variação de peso que acontece logo após uma comilança é principalmente por causa de acúmulo de líquidos, que vão sendo eliminados aos poucos. "Podemos acelerar o processo de eliminação do inchaço aumentando o consumo de água e utilizando chás com efeitos diuréticos, como a cavalinha e o hibisco", diz Paula.

 

Fígado é inocente

Muitos acham que os alimentos gordurosos das festas de fim de ano acabaram prejudicando o fígado, por conta daquele mal-estar logo no dia seguinte, mas a nutricionista explica que um fígado saudável tem total capacidade de eliminar as toxinas naturalmente, por isso a importância de cuidar da saúde ao longo do ano todo, investindo principalmente em alimentos de origem vegetal, reduzindo o consumo de toxinas como agrotóxicos, corantes, conservantes, adoçantes, aromatizantes, alimentos refinados, açúcares e bebidas alcoólicas.

 

Ressaca? Água nela

Beber muita água é fundamental para quem exagerou nas bebidas alcoólicas. "Água de coco também é indicada para hidratação. Além disso, é recomendado consumir alimentos naturais, podendo utilizar chás para reduzir o enjoo, como o de gengibre".

 

Prepare-se para o ano novo

Paula explica que o "projeto verão" deve acontecer ao longo do ano, já que o período entre o Natal e o ano novo é curto e insuficiente para mudanças na composição corporal. "O ideal é manter uma alimentação saudável no intervalo entre as duas festas, mas isso não costuma acontecer na maioria dos casos", preocupa-se. "As pessoas tendem a manter a alimentação mais calórica até o ano seguinte, exagerando todos os dias. Isso, sim, impacta negativamente na saúde e na composição corporal".

 

Por isso, controlar a alimentação durante os dois eventos é fundamental, bem como continuar praticando atividade física assiduamente.

 

 

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