Please reload

Posts Recentes

Royal Life faz grande cobertura no Carnaval 2018, em SP

20/02/2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Check-up: a importância das consultas de rotina

 

As consultas de rotina são aquelas visitas ao médico que todas as pessoas devem fazer periodicamente. Elas são fundamentais para a o cuidado da saúde e para o devido tratamento de uma série de doenças.

 

Os exames de rotina permitem que o organismo fique melhor monitorado e protegido de uma série de condições. Além disso, muitas vezes as condições não transmitem sintomas quaisquer e, somente através de exames elas podem ser diagnosticadas, daí a importância de se realizar exames periodicamente, de forma a identificar o quanto antes essas condições e de poder dar início ao tratamento mais adequado.

 

A grande maioria das doenças quando precocemente detectada pode ser devidamente tratada, por isso, não deixe de consultar um médico periodicamente e de realizar os exames de rotina específicos para a sua idade e para o seu sexo. Apesar de muitas pessoas saberem da importância dos exames de rotina, pode ser difícil, no entanto, saber exatamente quais realizar.

 

Por isso, listamos abaixo exames de rotina para diferentes grupos. São exames importantes para mulheres, para homens, para ambos os sexos, para pessoas com mais de 40 anos, para bebês, crianças, jovens e para mulheres grávidas. Realizar exames de rotina é a melhor forma de manter sua saúde protegida.

 

Exames de rotina para as mulheres

 

Dos 20 aos 65 anos, recomenda-se, essencialmente, os seguintes exames para as mulheres, mesmo que não haja quaisquer sintomas:

 

- Exames de sangue para verificação dos níveis de sódio, fósforo, potássio, magnésio e de cálcio ionizado, de creatinina e ureia, de urina tipo 1, TGO e TGP, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum, glicemia pós-prandial e de sorologia.

- Papanicolau: análise laboratorial de células retiradas do colo do útero para detectar possível presença de câncer de colo do útero. Deve ser feito anualmente após início da atividade sexual.

- Colposcopia: observação visual do colo do útero capaz de detectar a presença de infecções e sinais de doenças. Deve ser realizado anualmente especialmente após os 20 anos.

- Ultrassonografia transvaginal: ultrassonografia realizada dentro da vagina que permite a visualização de cistos no ovário, miomas e tumores, além de prevenir ou detectar câncer de endométrio e ovário. O exame deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos, ou antes, caso seja percebido pelo médico, algum sinal de risco.

- Mamografia: investigação radiológica das mamas capaz de detectar microcalcificações e outros sinais do câncer de mama. Realizada especialmente após os 40 anos ou a partir dos 30 anos quando houver casos de câncer de mama na família.

- Densitometria óssea: exame radiológico capaz de detectar a osteoporose. Precisa ser repetido anualmente se já houver algum grau de perda de massa óssea ou a cada dois anos para mulheres com exame normal.

- Pré-natal: assistência médica prestada à gestante durante os nove meses de gravidez, que visa evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto.

 

Exames de rotina para os homens

 

É recomendável que todos os homens com idade entre 20 e 65 anos realizem os seguintes exames de rotina anualmente:

 

- Exames de sangue para verificação dos níveis de magnésio, potássio, sódio, cálcio ionizado e fósforo, de ureia e creatinina, de urina tipo 1, TGO e TGP, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum, glicemia pós-prandial e de sorologia.

- Exame da próstata: também chamado de toque retal, é o exame em que o urologista verifica o tamanho da próstata. Deve ser realizado a partir dos 40 anos de idade.

- Colonoscopia: exame capaz de detectar câncer no reto ou intestino grosso através da análise da mucosa intestinal. Indicado para homens a partir dos 50 anos.

- Autoexame testicular: a partir dos 15 anos os homens devem realizar esse autoexame para verificar a presença de qualquer alteração nos testículos, exatamente como as mulheres devem fazer com as mamas.

 

Exames de rotina para bebês, crianças e jovens

 

Além dos já conhecidos testes do pezinho, do olhinho e da orelhinha, realizados no período neonatal, outros exames também são indicados para os pequenos:

 

- Teste do olhinho: exame realizado nas primeiras 48 horas de vida do bebê que identifica doenças como retinoblastoma entre outras que podem causar cegueira.

- Teste do pezinho: identifica problemas de metabolismo que podem causar deficiência mental. Deve ser realizado entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.

- Teste da orelhinha: o objetivo principal desse exame é a identificação precoce da deficiência auditiva e pode ser realizado nos 3 primeiros meses de vida do bebê.

- Exame oftalmológico: serve para diagnosticar problemas comuns de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Geralmente é realizado a partir dos 3 anos de idade.

- Hemograma e colesterol: esse exame pode ser realizado a partir do primeiro ano de vida em crianças com antecedentes familiares.

- Exames de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis): são capazes de diagnosticar doenças como a herpes, a AIDS, sífilis e HPV e tem indicação para jovens que iniciaram a vida sexual.

 

Exames de rotina para idosos

 

Além dos exames já mencionados para os sexos masculino e feminino, existem outros muito importantes a serem realizados após os 40 anos:

 

- Exames cardiovasculares: aferição da pressão arterial, ECG (eletrocardiograma), teste ergométrico e ecocardiograma são fundamentais nessa fase da vida pois são capazes de diagnosticar doenças coronarianas, hipertensão e outras patologias cardíacas.

- Raio X de tórax: recomendado, especialmente, para aqueles que são fumantes, o exame avalia os pulmões, prevenindo o câncer nessa região. Além disso, ajuda a identificar uma pneumonia em estágio inicial.

 

Fonte: Portal saudemedicina.com

Please reload

Siga