CUIDADOS PALIATIVOS

O cuidado paliativo é uma abordagem multidisciplinar que objetiva a melhoria na qualidade de vida do paciente e de seus familiares, ao realizar a prevenção e o alívio de sofrimento diante de uma doença que ameaça a vida. Para efetivá-la é necessária a identificação precoce da dor, assim como avaliações e tratamentos impecáveis da mesma, além de abordar outros problemas físicos, psicológicos e espirituais.

 

São cuidados providos por uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, equipe de enfermagem e psicólogo. A equipe tem como finalidade o alívio da dor, e maximização das habilidades funcionais remanescentes, fazendo com que assim o paciente tenha a maior autonomia e dignidade possíveis, para que ele possa ao seu modo se preparar para a morte.

 

Os cuidados paliativos baseados nos conceitos da ortotanásia concentram-se em amenizar os sintomas da doença e dar apoio físico e psicológico ao paciente e à família, integrando diferentes profissionais, havendo ou não possibilidade de cura.