Please reload

Posts Recentes

Royal Life faz grande cobertura no Carnaval 2018, em SP

20/02/2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

 

A diferença entre gripe e resfriado existe. Saiba como distinguir os sintomas.

 

A gripe e seus sintomas

 

A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode ser dos tipos A ou B. Cada uma dessas categorias se divide em outros subtipos – dentro do A, está o H1N1; e, do B, o Yamagata, por exemplo.

Seus principais sintomas são febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço.

 

Geralmente, eles aparecem quatro dias após o contato com o agente infeccioso e persistem por mais de uma semana.

 

O paciente não consegue se levantar direito e sente maior necessidade de procurar auxílio médico.

Ela também é marcada por desencadear outros problemas. O influenza tem maior afinidade pelo pulmão. Por isso, a pneumonia é uma complicação mais frequente.

 

A gripe também pode agravar quadros de saúde já existentes, como problemas cardíacos, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

 

Ela é, portanto, mais grave do que o resfriado.

 

O resfriado e seus sintomas

 

O resfriado é outra infecção respiratória, mas que é desencadeada por diversos tipos de vírus. O rinovírus está entre os mais comuns.

 

Sua manifestação clínica é menos intensa. Os sintomas incluem coriza, febre baixa, tosse e espirros.

 

A recuperação tende a ser mais rápida.

 

Como é a transmissão?

 

A gripe e o resfriado são transmitidos quando gotículas de saliva do indivíduo infectado entram em contato com as vias aéreas de outra pessoa (por meio de espirro, beijos, tosse…).

Objetos contaminados com essas gotículas também espalham a enfermidade. Isso acontece principalmente em lugares fechados, como escolas, transporte coletivo e ambientes de trabalho.

Entretanto, existe uma diferença na época mais comum de contágio. A gripe é mais comum ocorrer nos períodos de outono e no inverno. Já o resfriado pode aparecer o ano todo.

 

Quem são as pessoas mais atingidas?

A gripe afeta mais o chamado grupo de risco (crianças, idosos, gestantes, pacientes com doenças crônicas). E também pode ser mais grave neles.

 

O resfriado é, digamos, mais democrático.

 

Como funciona o diagnóstico?

 

Ele começa com a avaliação dos sintomas. Se for um resfriado, só isso já basta.

Já em casos suspeitos de gripe com potencial mais grave, talvez seja necessário recorrer a exames de sangue para confirmar a presença do vírus influenza. Isso porque, ao termos certeza de que se trata da gripe, certos tratamentos podem entrar em cena.

 

Tem cura?

 

Sim, e o próprio corpo se encarrega disso. Com o tempo, ele produz anticorpos que eliminam os inimigos causadores da gripe ou do resfriado.

Somente no caso do vírus influenza é que pode causar complicações mais severas. Ou seja, nem sempre o organismo dá conta do recado.

 

Tem tratamento? Como funciona?

 

Para se livrar das duas doenças, é importante repousar e ingerir bastante líquido.

O tratamento do resfriado é baseado nos sintomas, com medicamentosanalgésicos e antitérmicos, por exemplo. Muitas vezes, o especialista faz uma receita parecida em casos de gripe.

 

Dá para prevenir?

 

Medidas de higiene são necessárias para evitar os dois problemas. Lave as mãos, limpe o nariz com lenço descartável e evite ambientes fechado com aglomeração de pessoas.

Existem dois tipos de vacina: a trivalente, que protege contra dois vírus do tipo A e um do B (é a que está disponível na rede pública), e a quadrivalente, que ainda combate mais um da cepa B. Essa última você encontra apenas na rede privada.

 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
SOBRE NÓS

A Royal Life, empresa pertencente ao Grupo Vieira & Diniz, iniciou suas atividades em 2008 sediada na Capital de São Paulo, com foco em atendimento local e à distância, dispõe de infraestrutura técnica e de equipes completas, sempre amparadas por equipamentos de última geração, proporcionando tranquilidade e aos seus clientes.

LOCALIZAÇÃO

Contato: (11)  5090-1634

E-mail: comercial04@royallife.com.br

 

Rua Galiléia, 258 - Casa Verde

São Paulo/SP - CEP 02.530-000

NEWSLETTER
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2016 por Royal Life. Cuidando de você onde quer que esteja.